Lixão é interditado em Junqueiro pela FPI do São Francisco (Foto: Jonathan Lins/MP-AL) |
FPI do São Francisco interditou o local nesta quinta-feira (18). Prefeitura da cidade foi autuada.
Um lixão no município de Junqueiro, interior de Alagoas, foi interditado durante ação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco. Equipes da força-tarefa interditaram o lixão nesta quinta-feira (18) e emitiram um auto de infração contra a prefeitura da cidade.
A reportagem do G1 não conseguiu contato com a prefeitura de Junqueiro.
De acordo com o Ministério Público do Estado (MP-AL), foram encontrados resíduos hospitalares, latas de produtos químicos, carcaças de animais, móveis e uma grande quantidade de plástico no lixão a céu aberto.
"A Prefeitura de Junqueiro terá de respeitar a legislação ambiental. Todos os prazos concedidos ao Município já se esgotaram. Hoje ele terá de responder pelas medidas administrativas, cíveis e criminais cabíveis", explicou a promotora de Justiça, Eloá de Carvalho.
O MP ainda afirmou que oito catadores de lixo costumam trabalhar na triagem dos materiais. Os trabalhadores foram vistos pela equipe sem proteção indvidual.
"Moro num povoado de Junqueiro e venho aqui para aumentar minha renda. São as caçambas que despejam lixo aqui. Vendo as latinhas e os materiais de plástico para um homem de Arapiraca", afirmou uma catadora, que não teve a identidade divulgada.
Fiscais encontraram resíduos hospitalares, latas de produtos químicos e outras toxinas (Foto: Jonathan Lins/MP-AL) |
Catadores são flagrados trabalhando no local sem proteção (Foto: Jonathan Lins/MP-AL) |
fonte: http://g1.globo.com
Por Girlânio Lima
0 Comentários
deixe seu comentário